sábado, 26 de janeiro de 2013

QUE CRISTÃO SOU EU?


Uma das mais fantásticas afirmações bíblicas foi feita pelo apóstolo Paulo, através de uma pergunta: “Vocês não sabem que são santuários de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (I Co. 3:16 NVI). Que coisa fantástica é essa! No dia em que recebi a Cristo como meu Senhor e Salvador, o Espírito Santo passou a habitar dentro em mim (Rm. 8:9). Como pode um miserável pecador como eu ser habitação do próprio Deus? Mas, na verdade, é isso mesmo que acontece. Que Deus maravilhoso, fantástico, misericordioso que eu tenho! Ele tem coragem de habitar em mim. Isso me obriga, voluntariamente, a viver de acordo com Sua vontade soberana.

Aonde os meus pés forem, Deus irá também. Aonde minha mente for, Deus irá também. O que quer que eu faça, Deus está junto comigo, melhor... dentro em mim. Será que cada cristão já parou para pensar na sua responsabilidade? Para onde meus pés tem me levado? Para onde minha mente tem viajado? Para onde e para que meus sentimentos têm sido derramados? Pare e pense! DEUS está dentro em mim em cada instante da minha vida! Por isso, tantas vezes Ele é entristecido
.
No Seu plano salvífico, Deus Pai preparou um povo para que dele viesse, como homem, o Salvador. Ou seja, Deus fez-se homem. Então, quando Jesus andou por este planeta insólito, fê-lo como um homem agindo como Deus. Mas, o fato mais maravilhoso foi que, também, era Deus agindo como Deus no homem e em um homem. Afinal, Jesus, respondendo a uma indagação de Filipe disse: “... Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?” (João 14:9).

Jesus voltou ao Pai. Cumpriu Sua promessa de envio do Espírito Santo. Este veio de forma democrática a todos aqueles que O quisessem receber. O interessantemente mais fantástico é que, ao receber a Cristo, pela ação do Espírito Santo, a plenitude de Deus habita em pobres mortais como eu e você. A afirmação é do próprio Mestre: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele”. (João 14:23).

Que Deus estupefaciente eu tenho: Ele habita em mim! A Trindade habita em mim! Mas... a minha responsabilidade é, também, triplicada. Quando Cristo adentra, pelo Espírito, em uma vida; o cristão precisa começar a agir da mesma maneira que agiu, e ou, agiria Jesus. Ora, Ele é o “mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb. 13:8 NVI). A disposição dEle é a mesma; a obediência dEle é a mesma; o amor dEle é o mesmo; a justiça e santidade dEle é a mesma; a mansidão e humildade dEle é a mesma. Todo modo de agir dEle é o mesmo. Na Sua transcendência e imanência Ele enche os céus e a terra (Jr. 23:23-24). No Seu amor eterno, apesar do pecado humano, Ele habita dentro dos seus filhos. Isso significa que Ele habita, também, na natureza humana.

Pense seriamente! Jesus, caminhando na terra e entre os homens foi um homem que despejou amor. Ele era homem de oração, de adoração, de sacrifício, de obediência, de ação, de boas obras, de ajudar os outros, de servir sempre... a ponto de sacrificar-se indo até a morte, e morte de cruz. Então, que tipo de cristãos Seus filhos precisam ser? Afinal, Ele habita dentro de cada um de Seus filhos e promete dar toda ajuda necessária a estes.

Verdade que sempre haverá a “velha luta” entre o “velho e o novo homem”! Mas, até onde isso é desculpa? Isso merece um estudo acurado de Romanos 6, 7 e 8. Até lá. 

2 comentários:

  1. Meu Pastor, aquele que tem traduzido a Palavra de Deus de forma simples e direta. Meu Ezi: muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Jacira. A Palavra de Deus interpretada de forma simples e direta!

    ResponderExcluir