sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Na verdade todo dia deveria ser dia da mulher. Também do homem, da mãe, do pai, dos avós, dos filhos. Simplesmente porque todo ser humano deveria ser respeitado, homenageado, amado... todos os dias como seres “criados à imagem do Criador”. Mas, independente disso, hoje se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Benditas sois!

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve e ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho tais como: redução da carga diária de trabalho para dez (10 horas), pois trabalhavam dezesseis (16) horas diárias; equiparação salarial com os homens, porque elas recebiam até um terço deles, executando o mesmo tipo de trabalho; e, também, tratamento digno dentro do ambiente industrial.

A manifestação foi violentamente reprimida. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e esta foi incendiada. Aproximadamente centro e trinta (130) tecelãs morreram carbonizadas, num ato criminoso e desumano.

Apesar da comoção, apenas em 1910 (hum mil novecentos e dez), durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que em 08 de março seria comemorado o “Dia Internacional da Mulher” em homenagem as mulheres mortas na fábrica em Nova Iorque. Todavia, apenas em 1975 e através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

O objetivo inicial não foi o de apenas homenagear ou comemorar. Era, através de conferências, debates e reuniões mundo afora, discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço sempre se concentrou em tentar minimizar, diminuir e até acabar com o preconceito e desvalorização da mulher. Mesmo com tantos avanços as mulheres, em muitos locais, sofrem com salários mais baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho, desvantagens na carreira profissional. Verdade que muito já foi conquistado, mas há ainda muito a caminhar e modificar.

Um dos grandes marcos para mulher brasileira foi a data de 24 de fevereiro de 1932. Nessa data foi instituído o voto feminino. Só a partir dessa data as mulheres puderam votar e serem votadas. Infelizmente no mundo chamado de “cristão” ainda há, também, muito preconceito. Igrejas ainda existem em que a mulher não pode, ao menos, fazer oração silenciosa.

Deus na sua Onipotência imarcescível criou a mulher... joia rara. Dotou-a de atributos estupefacientes: a maternidade que perpetua a raça; o amor incondicional à semelhança dEle; o companheirismo que é o suporte masculino; a percepção antecipada das coisas e tantos mais. Qual gotas sobre o rocio matinal o elemento feminino transforma-se e multiplica-se: mulher, mãe, esposa, filha, companheira... e sabe-se lá o quanto mais. Deus na sua Onipotência fê-la especial, obra prima da criação. Fê-la simplesmente “MULHER”.

Cá do meu cantinho homenageio minha querida mãe que está tão adoentada, apenas esperando a chamada do Seu Salvador e Senhor Jesus, a dona Rosinha. Homenageio aquela mulher especial que escolhi para ser minha esposa, companheira, amiga, amante, namorada e cúmplice: Jacira. Além disso, Deus deu a mim o privilégio de ser pai de duas joias raras, duas mulheres especiais: Júnia e Jane. Por sua vez, estas também me deram duas netas lindas, graciosas, especiais: Laura Elis e Lorena. Amo de paixão minha querida irmã Damaris, a Lilinha, única mulher entre seis irmãos. E como esquecer a minha sogra Ilma Maria? Mulher de fibra, guerreira. Homenageio também minhas cunhadas e sobrinhas. Se esqueci de alguém... perdoem a este ser macróbio, pois a mente já não se lembra de tantas coisas. Obrigado mulheres da minha vida. Vocês são fantásticas e embelezam meus dias. Que Deus as abençoe ricamente.  Às “mulheres da minha vida”, acima citadas e a todas as mulheres que lerem este artigo, dedico a poesia que escrevi para homenageá-las.

SIMPLESMENTE MULHER!
                                       Eziquiel M. Nascimento

Nasceu uma menina! Seu nome? Inocência!
Ela brinca, briga, chora, sorri e sonha...
É a boneca, o fogão, a casinha!
Que será ao crescer?
Simplesmente... MULHER!

Adolescente! Desabrocha uma linda flor!
Ela estuda, namora, chora e sonha...
Ser doutora, mãe, esposa!
Que será ao ser adulta?
Simplesmente... MULHER!

Juventude! Surge a dona do mundo!
Luta, acredita, brilha e vai além...
Sonhos possíveis e impossíveis!
Em que se transformará?
Simplesmente... MULHER!

Profissional! Busca por todos os sucessos!
Nem Amélia, nem Iolanda. Executiva...
Mestra, gari, caminhoneira, jornalista!
Ou, que outras profissões?
Simplesmente... MULHER!

Casada! Tem a dádiva de cultivar a vida!
Esposa, mãe, filha. Amor verdadeiro...
Sábia, amável, companheira, guerreira!
E que mais poderia ser?
Simplesmente... MULHER!

Melhor idade!  Tens a chama da sabedoria!
Vovó, vozinha, saudades. Ainda a sonhar...
Amou, sonhou, se decepcionou, recomeçou!
Complacente, sempre será,
Simplesmente MULHER!

Mulher! Carregas a essência de Deus!
Guerreiras, dadivosas, fortes, vitoriosas...
Mulheres virtuosas são todas vocês!
Filhas de Deus, únicas, especiais,
Simplesmente... MULHER!



Um comentário: